O que é Web Design?

O design da Web refere-se ao design de sites exibidos na Internet. Geralmente se refere aos aspectos da experiência do usuário no desenvolvimento de um site, em vez do desenvolvimento de software. O design da Web costumava ser focado no design de sites para navegadores de desktop; no entanto, desde meados da década de 2010, o design para navegadores de celulares e tablets tornou-se cada vez mais importante.

-Publicidade-

Um web designer trabalha na aparência, no layout e, em alguns casos, no conteúdo de um site. A aparência, por exemplo, está relacionada às cores, fontes e imagens usadas. Layout refere-se a como as informações são estruturadas e categorizadas. Um bom web design é fácil de usar, esteticamente agradável e se adapta ao grupo de usuários e à marca do site. Muitas páginas da web são projetadas com foco na simplicidade, de forma que nenhuma informação externa e funcionalidade que possam distrair ou confundir os usuários apareçam. Como a pedra angular da produção de um web designer é um site que conquista e estimula a confiança do público-alvo, remover o máximo possível de pontos de frustração do usuário é uma consideração crítica.

Dois dos métodos mais comuns para projetar sites que funcionam bem tanto no desktop quanto no celular são o design responsivo e adaptável . No design responsivo, o conteúdo se move dinamicamente dependendo do tamanho da tela; no design adaptável, o conteúdo do site é fixado em tamanhos de layout que correspondem a tamanhos de tela comuns. Preservar um layout que seja o mais consistente possível entre os dispositivos é crucial para manter a confiança e o envolvimento do usuário. Como o design responsivo pode apresentar dificuldades a esse respeito, os designers devem ter cuidado ao abrir mão do controle de como seu trabalho aparecerá. Se eles também forem responsáveis ​​pelo conteúdo, embora possam precisar ampliar seu conjunto de habilidades, terão a vantagem de ter o controle total do produto acabado.

Saiba mais sobre Web Design

Um dos principais ingredientes para um produto de sucesso é a criação de displays eficazes, eficientes e visualmente agradáveis. Para produzir essas telas de alta qualidade, sejam elas gráficas (por exemplo, sites) ou tangíveis (por exemplo, controles remotos), é necessária uma compreensão da visão humana, juntamente com o conhecimento da percepção visual. Observando, pesquisando e identificando exemplos de nossas habilidades perceptivas, podemos projetar produtos de acordo com essas qualidades unificadoras. Para difundir essas habilidades no mundo do design de interação, desenvolvemos “Psicologia da Gestalt e Web Design: The Ultimate Guide.”

A psicologia da Gestalt é uma teoria da mente que foi aplicada a vários aspectos diferentes do pensamento, ação e percepção humana. Em particular, os teóricos e pesquisadores da Gestalt tentam entender a percepção visual em termos da maneira como os processos subjacentes são organizados e como eles nos ajudam a dar sentido ao mundo. A organização desses processos cognitivos é importante para a nossa compreensão de como interpretamos o fluxo constante de informações visuais que entram em nossos olhos e como se torna uma representação coesa, significativa e utilizável do mundo. Nos últimos vinte anos, o trabalho dos psicólogos da Gestalt foi adotado por designers de interação e outros profissionais envolvidos no desenvolvimento de produtos para usuários humanos.

Neste curso, compilamos e consolidamos alguns dos melhores recursos atualmente disponíveis sobre o tema da psicologia da Gestalt e da percepção visual. Para ajudá-lo a avaliar como você pode aplicar a psicologia da Gestalt ao design da web, fornecemos muitos exemplos diferentes de designs existentes. Eles chamam a atenção para as qualidades, peculiaridades e características exatas da percepção visual. Além disso, eles discutem como estes foram acomodados e, em várias ocasiões, explorados para apoiar as intenções do usuário ou do designer ou cliente.

A aplicação do pensamento Gestalt ao design nos fornece percepções e novas maneiras de abordar problemas e desafios. Ao cimentar em nossas próprias mentes as muitas maneiras como organizamos as informações visuais, podemos melhorar nossos projetos para todos os usuários.

-Publicidade-