Como escolher as cores certas para sua marca

Se você decidiu sair de uma empresa e iniciar seu próprio negócio ou está lançando uma nova startup que muda o jogo, entender o impacto da cor no comportamento do consumidor ajudará sua marca a se tornar um sucesso.

De fato, pesquisas mostram que até 85% dos consumidores acreditam que a cor é o maior motivador para escolher um produto em particular, enquanto 92% reconhecem a aparência visual como o fator de marketing mais persuasivo em geral. Experimente estas cinco dicas criativas para escolher uma paleta de cores relevante, memorável e inspiradora para sua marca .

 

01. Conheça o seu foco

Marcas com ótimos esquemas de cores não as encontraram por acaso.

 

Richard Branson demonstrou essa abordagem direta quando escolheu a vibrante cor vermelha da Virgin, incentivando seus clientes a serem ousados ​​e confiantes, refletindo seus próprios métodos de negócios distintos. A Coca-Cola compartilha essa abordagem, usando o vermelho para parecer enérgico, vibrante e memorável.

Ter uma idéia clara sobre quais são os objetivos da sua marca e como você deseja que seu público-alvo se sinta ajudará a aprimorar as cores mais impressionantes para escolher para a sua marca.

02. Pense psicologicamente

Você já reparou que os logotipos de muitas marcas de tecnologia são azuis? Pense no Facebook, IBM, Intel e HP , que usam essa cor passiva para simbolizar liberdade, confiança, inteligência e progresso.

Compreender a psicologia das cores pode ajudá-lo a refletir os sentimentos que deseja evocar de seus clientes.

Por exemplo, se você deseja que alguém fique animado ou enérgico enquanto navega no site, considere cores fortes, como vermelho, amarelo ou laranja. Ou, para um efeito calmante, experimente tons pastéis ou azuis e verdes inspirados na natureza.

03. Não tenha medo de experimentar

Quando a Heinz lançou sua garrafa de ketchup verde ‘Squirt Blastin’, mais de 10 milhões de garrafas foram vendidas nos primeiros sete meses e resultaram no maior aumento de vendas na história da marca – US $ 23 milhões.

É uma verdade conhecida que cores diferentes podem ter impactos muito diferentes sobre os consumidores. Experimente pelo menos três opções para garantir uma paleta de cores poderosa e mais relevante para sua marca .

04. Analise sua concorrência

A pesquisa de logotipos, sites e esquemas de cores de outras marcas em seu setor pode ajudá-lo a decidir se deseja competir ou se destacar.

05. Crie um quadro de humor

Outra maneira de experimentar paletas de cores diferentes é criar um quadro de humor usando cores extraídas de imagens ou esquemas de cores de outras marcas.

 A união de várias cores fornecerá uma idéia sobre o humor ou as emoções que sua marca evocará.

Muitos designers recomendam o uso da regra 60-30-10, que sugere que você escolha uma paleta de três cores usando a proporção de 60%, 30% e 10% para distribuição.