Como parte de qualquer estratégia de marketing digital , o SEO (Search Engine Optimization) é essencial para direcionar os clientes para seus negócios por meio de plataformas online. O marketing eficaz exige isso.

O que é search engine optimization?

SEO é uma coleção de ferramentas e práticas recomendadas que ajudam seu site a ter uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa, direcionando mais tráfego para seu site e potencialmente mais negócios.

No entanto, embora o SEO tenha envolvido a adição de palavras-chave ao seu site para serem encontradas pelos mecanismos de pesquisa, o SEO em 2018 é muito mais complexo e envolve um escopo muito mais amplo de considerações.

Atualmente, o SEO é um trabalho de período integral para pequenas empresas e muitos estão recorrendo a especialistas em design e marketing de sites, como o Pronto, para suporte.

Como criar uma estratégia de SEO

Esqueça o que acha que sabe sobre SEO e comece a pensar nele como um campo em constante evolução. À medida que o comportamento dos usuários e as capacidades dos mecanismos de pesquisa se desenvolvem ao longo do tempo, os padrões vêm e vão num piscar de olhos.

Supondo que você pode pular o SEO em sua Estratégia de Marketing Digital e apenas ‘voá-lo’ pode impedir você de atingir todo o seu potencial de negócios.

Não é apenas o setor de marketing online que está evoluindo; o setor da sua empresa também está amadurecendo. Portanto, quando se trata de SEO, você realmente não pode “definir e esquecer”. Você precisa monitorar e rastrear como tudo está funcionando, para estar sempre um passo à frente da concorrência.

Aqui estão alguns pontos que você precisa considerar ao elaborar uma estratégia:

Estratégia de SEO

  • Quem está no seu mercado alvo? Hoje, o SEO não é apenas pegar o máximo de tráfego possível, mas atrair visitantes de alto valor interessados ​​no que você oferece. Em termos demográficos, o que seu mercado está procurando? Como eles estão realizando pesquisas na web? Onde eles estão localizados? Quanto mais específicas suas respostas, mais valiosos serão os seus investimentos em SEO. O Google Analytics é um bom lugar para começar suas investigações!
  • A maioria das pessoas pesquisa em dispositivos móveis – você não precisa de estatísticas para mostrar que, nos últimos anos, o mercado móvel on-line explodiu, ultrapassando os desktops anos atrás. A otimização de sites para navegadores de celular é fundamental se você deseja classificar bem nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Se não tiver certeza de como o seu site mede, insira o URL do site no Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google .
  • Os mecanismos de pesquisa estão em expansão – quando alguém menciona os mecanismos de pesquisa, você assume automaticamente que eles estão falando sobre o Google? A gigante da tecnologia tem uma fatia tão grande do mercado que ‘Googling’ se tornou um verbo. No entanto, uma parte significativa das pesquisas ocorre em sites alternativos, como o Bing, da Microsoft. Procure pesquisar seu site nas alternativas do Google para ver sua classificação. Apenas melhorar o engajamento nas mídias sociais e adicionar metatags pode ser o suficiente para aumentar sua posição no Bing .
  • O que seu público está procurando? – Apenas alguns anos atrás, o usuário médio não confiava nos mecanismos de pesquisa para entender perguntas de conversação. Eles estavam pesquisando com frases desajeitadas como “entrega de flores nova york”. Agora, as pessoas se sentem confortáveis ​​digitando coisas como “quem entrega rosas perto de mim?” Alterações nos hábitos de pesquisa geralmente são sutis, mas afetam quais palavras-chave serão mais valiosas para o seu site. Em vez de se concentrar em palavras-chave que geram mais tráfego, concentre-se nas que se traduzem em conversões, receita e lucros.
  • A navegação simples reina e o conteúdo de qualidade é imprescindível – Um site fácil de usar, com informações interessantes e fáceis de encontrar, é o que aumentará seu tráfego. Cada página precisa ser construída em torno de temas de palavras-chave, com conteúdo exclusivo, para que os mecanismos de pesquisa possam facilmente indexar o seu e classificá-lo com uma classificação mais alta. Comportamentos positivos dos visitantes do site são sua melhor aposta para uma melhor classificação, portanto, mantenha o conteúdo natural e focado; evite jargões e palavras-chave para impedir que os usuários deixem o site infeliz e prejudiquem sua classificação.
  • Os links para o seu site são extremamente valiosos – Quando outro site direciona para o seu, os mecanismos de pesquisa consideram um indicador de que o site contém conteúdo valioso. Há pouco tempo, bastava obter dezenas de links de sites de baixa qualidade para aumentar seu ranking. Hoje, o valor de um link para o seu site depende da qualidade do site vinculado a você. Apenas alguns links para sua empresa de sites de alto tráfego farão maravilhas para o seu ranking!
  • A mídia social tem um papel fundamental – Por último, mas não menos importante, a mídia social é uma plataforma em evolução que mudou de uma plataforma de comunicação básica para um canal de marketing altamente lucrativo. Muitos usuários iniciam suas pesquisas nas mídias sociais e chegam ao site de uma empresa. Compartilhar conteúdo atualizado, atraente e personalizado atrairá mais pessoas ao seu perfil e, eventualmente, ao seu site.
  • A análise é a chave do SEO – o monitoramento do seu ranking nos mecanismos de busca é a chave para obter melhores resultados. Comece acompanhando as métricas mais importantes do site para definir uma linha de base para o seu desempenho. Faça pequenas alterações no conteúdo e veja se você percebe um aumento no tráfego ou nas classificações do site. Evite fazer várias alterações não relacionadas simultaneamente, para que você sempre possa acompanhar o que foi responsável pela melhoria do desempenho.

Pensamentos finais

Discutimos alguns dos principais componentes de uma campanha bem-sucedida de SEO para sua estratégia de marketing digital. Além disso, existem várias estratégias de marketing que podem afetar indiretamente a classificação do site, como publicidade Pay Per Click e email marketing.

Isso significa que você realmente não pode se dar ao luxo de abordar cada campanha individualmente. As marcas mais bem-sucedidas integram todas as suas campanhas, garantindo que sempre haja algo empurrando seus leads um passo mais perto da conversão em um cliente.